Li o titulo de uma artigo no site Sapo que referia que a maioria das gravidas adolescentes foram mães tão cedo porque não recebia carinho na família e então queriam ter algo que pudesse reflectir isso mesmo, neste caso um bebe.
Penso que pode ser em alguns casos mas na maioria penso que não.
Talvez tenha a ver com o facto de muitas adolescentes, oriundas de famílias pobres e com poucos recursos, educação e cultura, seja jovens com a visão da realidade um pouco diferente e que não se preocupam com nada inclusive com o facto de ter relações sexuais sem qualquer tipo de protecção.
Na maioria dos casos que conheço ou que ouvi falar foi simplesmente por puro desleixe, por iniciar esta fase demasiado crianças e por achar que tudo na vida não tem implicações.
Não conheço ninguém que nunca tenha tido algum retorno negativo por alguma acção tomada e mais ainda sem ter protecção nas devidas horas.
A maioria das adolescentes fazem as coisas ao sabor do momento sem sequer se lembrar de alguns pormenores ou então os rapazes dizem que essas coisas não interessam e é só para atrapalhar e depois o resultado fica á vista.
Quem nunca cometeu deslizes que atire a primeira pedra mas as adolescentes podiam reflectir um pouco e pensar que uma protecção fazia toda a diferença e poderia continuar a divertir-se de todas as maneiras possíveis, filhos só quando optassem.
Imagino que ser mãe ainda criança não deva ser adequado á vida de uma jovem e se têem tanto tempo para ter filhos porque os ter com 14 anos? E que tal gozarmos a vida com amor, sexo e tudo o mais a que temos direito sem que isso seja redutor da felicidade.
A maioria das mães adolescentes que conheço não são mães, são irmãs dos filhos mas com mais responsabilidade porque os filhos são filhos é das avós. Estas é que os educam e carregam mais uma carga extra pois a filha nunca vai saber o que é mãe daquele filho.
Claro está que tudo se faz, tudo se educa e as coisas são mesmo assim mas não seria melhor aproveitar enquanto se é jovem pois mais maduras podemos viver em pleno a maternidade!